Secretários Municipais de Educação do Vale do Rio Tijucas debatem estratégias para o ano letivo de 2021
13/01/2021 09:42 em Novidades

Secretários Municipais de Educação do Vale do Rio Tijucas debatem estratégias para o ano letivo de 2021

Reunião, realizada na tarde desta terça (12), contou com a participação de representantes de São João Batista, Canelinha, Nova Trento e Tijucas

São João Batista sediou na tarde desta terça (12) uma reunião entre os novos secretários municipais de Educação do Vale do Rio Tijucas. O encontro teve como pauta principal as estratégias que cada município adotará para o início do ano letivo. A reunião contou com a participação de representantes, além da Capital Catarinense do Calçado, de Canelinha, Nova Trento e Tijucas
“É um ano letivo completamente atípico e esta troca de ideias é muito importante para alinharmos detalhes que estão em aberto. Em São João Batista, planejamos disponibilizar três alternativas de modelos de ensino a pais e estudantes, com atividades presenciais em sistema de rodízio”, destaca o secretário municipal de Educação de São João Batista, Gregório de Souza Filho, o Gorinho.
Dois dos modelos de ensino que serão oferecidos são a distância, sendo um focado em aulas on-line e outro na retirada de materiais impressos na escola, assim como já vinha ocorrendo. A novidade é o modelo híbrido, com parte das atividades de forma presencial, seguindo as recomendações sanitárias para diminuir as probabilidades de contágio por Covid-19, e parte não presencial.
Neste modelo, as atividades presenciais seguirão um sistema de rodízio enquanto a região permanecer com risco potencial Grave (Laranja) ou Gravíssimo (Vermelho) para Covid-19. Ou seja, para obedecer a capacidade de atendimento permitida, os estudantes terão uma semana com aulas presenciais seguida de uma semana com atividades para fazer em casa.
O início das aulas, em São João Batista, está programado para 18 de fevereiro para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o dia 1º de março para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para as Pré-Escolas. Mais informações sobre o planejamento do ano letivo de 2021 serão detalhadas nos próximos dias pela administração municipal.

Sobre as creches
Ainda não há data prevista para o início das atividades nas creches do município em 2021. As estratégias para uma retomada segura também no atendimento às turmas de Berçário e Maternal estão sendo finalizadas e em breve serão apresentadas. Conforme explica a Secretaria Municipal de Educação, as características do atendimento à faixa etária dos 0 aos 3 anos, que requer maior proximidade entre professores e crianças, impõem desafios adicionais para a retomada.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!