Offline
Operação Cidade Limpa
02/02/2021 17:09 em Notícias

Operação Cidade Limpa.

Ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Secretária de Obras.

 

A Vigilância Sanitária de Canelinha registrou uma denúncia, nessa segunda (01) de lixos jogados em um terreno baldeio, no meio dos lixos foram encontradas carcaças de pneus com água parada dentro, a vigilância coletou uma amostra dessa água no qual está sendo analisada.

Lixos jogados de qualquer jeito em locais abertos acabam sendo a moradia do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Com a entrada da primavera e início do verão – período em que ocorrem muitas pancadas de chuva – o cuidado para evitar água parada deve ser redobrado.

Denunciar esses locais é muito importante para que a Secretaria Municipal da Saúde consiga fazer seu trabalho. Isso pode ser feito através dos telefones 3264-0161 ou 3264-1278, permitindo que o ‘time’ de combate ao mosquito consiga uma liminar para entrar no local e aplicar venenos para matar as larvas e adultos.

 

Medidas simples que ajudam no combate

 

A população pode, e deve, ajudar, tirando dez minutos por semana para vistoriar seu imóvel. A seguir, alguns passos para combater o Aedes aegypti dentro de casa:

 

- Olhar locais que possam acumular água

- Verificar se a caixa-d`água está tampada corretamente

- Certificar-se de que as calhas estão desobstruídas, limpas e niveladas

- Observar se não há água acumulada nos pratinhos dos vasos de planta. Caso haja, esvaziá-los e preenchê-los com areia até a borda

- Filtros de barro tampados

- Garrafas com a boca para baixo e pneus em lugares cobertos

- Olhar se no terreno não há lixo, latas, baldes ou entulho que possam servir de local para reprodução do mosquito.

COMENTÁRIOS