A aldeia indígena,TAVAÍ índio Guarani, localizada na Rio da Dona, Canelinha, recebeu nesta quinta-feira (11) visita dos representantes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude e o chefe de gabinete Joseph Taylor.
O objetivo era, averiguar e entender as principais demandas da comunidade nativa, principalmente na parte educacional e cultural.
O grupo conversou com membros da comunidade, com as professoras que lá trabalham e com o cacique Marcelo Kuaray Papá e sua esposa, líderes da comunidade.
Marcelo afirmou o contentatamento da visita demosntrando muita satisfação pelo interesse do município com suas condições de vida. “Foi bom eles terem vindo, ouvir de nós, o que estamos precisando porém o mais importante é conhecer a história milenar do nosso povo e principalmente nossa cultura. Fazemos parte de Canelinha estamos inseridos aqui." disse o cacique.
“É importante essa união de forças para mostrar aos nossos munícipes a educação e cultura à aldeia e principalmente a igualdade. "garantiu Fernanda.
Já a coordenadora de Cultura Janaira Reis, disse que a visita teve um caráter de reconhecimento cultural. “Estar aqui é ver e sentir a vivência e traços culturais em toda parte, enfatizando a importância de mostrar para os demais cidadãos suas histórias, impulsionar a divulgação para visitas, fazer com que estejam inseridos em todas as ações e fazer as pessoas respeitarem ainda mais este povo, este que aprendemos muito e que na história desse país eles foram promissores e fazedores ”, ressaltou Janaira .
Nossa cidade tem um aldeia indígena!
Com costumes preservados.
Cultura indígena é lei!
Conheça a nossa aldeia, é localizada na Estrada Geral Jander Steil, na localidade Rio da Dona.