Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
kit de transposição metálico da Defesa Civil feito com aço da reforma da Ponte Hercílio Luz é montado na localidade de Rio Teófilo em Major Gercino
14/05/2021 17:07 em Notícias

A Defesa Civil de Santa Catarina e a Prefeitura de Major Gercino começaram a instalação do primeiro kit de transposição metálico, feito com o aço usado na reforma da Ponte Hercílio Luz. A estrutura de 12 metros foi montada na localidade de Rio Teófilo para substituir uma antiga ponte danificada durante uma forte enxurrada. Logo após o posicionamento das estruturas metálicas, com o auxílio de um guindaste, a pré-laje foi montada e preparada para a concretagem do piso. O trabalho foi acompanhado pela arquiteta da DCSC, Fernanda Oliveira, e pelo coordenador regional da Grande Florianópolis, Alexandre Miranda.

 

Pelo projeto, a prefeitura ficou responsável pela construção das cabeceiras e do piso da ponte, já a Defesa Civil realizou repassou as vigas de sustentação, construídas com o beneficiamento do aço usado na reforma da Ponte Hercílio Luz. O projeto além de ter um foco preventivo, com a substituição de pontes precárias, busca a sustentabilidade com o reaproveitamento do metal e a valorização dos recursos públicos.

 

 

 

Serão 532 kits que, com a manutenção adequada, podem ter a durabilidade de cerca de 200 anos. As estruturas podem ser construídas em quatro e até 40 metros de comprimento, com a utilização de pilares centrais. Também é possível atender pontes urbanas ou em rodovias que necessitem de mão dupla, ou seja, a largura pode ultrapassar 10 metros. Já os guarda-corpos são pensados para atender as mais diferentes necessidades, permitindo até mesmo a passagem de máquinas agrícolas.

 

“Para o repasse dos kits é necessário que os locais para instalação estejam dentro da malha viária, ou seja, sejam de domínio público”, explicou o chefe da Defesa Civil, David Busarello. Segundo ele, para a instalação dos kits são feitos estudos hidrológicos, para um melhor dimensionamento das estruturas, e a análise da cota de inundação, para melhorar a vazão dos rios e córregos.

 

Todas as orientações aos municípios para a instalação, manutenção e conservação são realizadas pela Defesa Civil que aponta medidas extremamente simples e de baixo custo.

COMENTÁRIOS